sábado, 29 de outubro de 2011

Pra que votar? A pós é tão desconhecida e mágica...

É, ando fazendo muitas paródias mesmo. Mas hoje queria lembrar por que votar para CONSU e CCPG, mesmo não tendo quorum mínimo necessário, mesmo que um candidato possa estar lá com 5 votos e ninguém mais precise conhecê-lo.


Geralmente, eu falo muito sobre participar, ir lá, se candidatar, ter trabalho, assumir compromissos... Mas hoje não. Acho que entendi, depois desses anos na pós da UNICAMP, que às vezes basta votar, basta ir fazer número numa reunião, basta conhecer o mínimo. É necessário, enfim, pouco trabalho da maioria dos estudantes para aqueles que estão a fim possam trabalhar, ocupar espaços de representação, assumir compromissos.


Há, entre nós, alunos, poucos, realmente dispostos a participar politicamente na vida universitária – o que não é mérito a mais nem a menos, porque há outros que se dedicam a mil outras atividades que nem vou tentar começar a enumerar – então, basta seu apoio, seu voto, seu eventual comparecimento a algumas reuniões importantes (onde geralmente tem pelo menos um cafezinho e bolinho, porque ninguém é de ferro).


Por mais que sejam eleitos representantes empenhados, sejam construídas APGs e haja RDs nas mais diversas instâncias, estas pessoas não são clarividentes. Portanto, alguns minutos, eventualmente, são necessários pra que saibamos quem você é, quais são seus anseios, o que você quer do seu instituto e da pós-graduação. Recorrendo a instâncias políticas, você ganha o anonimato, porque há aqueles dispostos a conferir se há outros na mesma situação e cobrar nas instâncias corretas.


Acredito que posso pedir, em nome de muitos RDs que vocês, também pós-graduandos, dediquem eventualmente o tempo de leitura deste texto curto (ou um pouquinho mais, sejam legais) a ler os e-mails de seus RDs, ir a reuniões importantes e, sobretudo, votar conhecendo minimamente seu candidato.


Cada um fazendo o que pode, podemos fazer muito pela pós-graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário