sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mas se você já tem a bolsa, por que está prestando concurso?

Essa pergunta é mais comum do que se imagina, porque as pessoas de fato acreditam que uma bolsa de mestrado ou doutorado é o bastante pra viver confortavelmente e se dedicar à pesquisa que você escolheu fazer, com toda a calma do mundo.

O que, de fato, acontece, é o seguinte:

1. Pós-graduando faz bico (ou, pra ser chique, freela) pra não viver na continha e ter alguns confortos – como comer num lugar mais caro em uma ocasião especial – que têm outros formados e aqueles que escolheram ir para o mercado de trabalho;

2. Pós-graduando continua sendo visto como aluno, seja pelo orientador, seja pela universidade. Não importa experiência profissional, dedicação ou o fato de você ter um diploma superior: quando o bicho pega, você é discente e a corda arrebenta do seu lado;

3. Bolsa é vista pelo governo como caridade. Imagine uma pessoa por volta de seus 27 anos vivendo por caridade, como se estivesse morando de favor na casa de alguém. Ah, não para por aí: esse que hospeda cobra assiduidade, prazos, trabalhos dos mais diversos, relatórios detalhados do que você tem feito e cobra que você preste serviços. Isso mesmo. Um bolsista Capes, por exemplo, é obrigado a fazer estágio docente, mas continua não sendo visto sequer como um trainee é visto num banco, por exemplo.

Então, alguns têm um momento de iluminação (especialmente pós-portaria-capes/cnpq) e resolvem ir fazer concursos ou trabalhar em suas áreas. Aí é que a coisa fica feia mesmo, porque você ainda por cima deixa de ser visto como pesquisadorzinho-mequetrefe e é visto como incompetente que quer largar a pós – o que quase nunca é verdade.

Para terminar, o governo lança, faz propaganda e alarde sobre o “Ciência sem Fronteiras”, programa que gasta rios de dinheiro pelo intercâmbio de estudantes, enquanto quem está aqui precisa buscar outras opções. A minha fronteira está bem perto e se aproximando cada vez mais, porque minha bolsa, que devia ter aumentado até 2010, continua a mesma e as negociações andam a passo de formiga sem patas.

Um comentário:

  1. gente, vamos parar de chorar???? com certeza o que se paga por uma bolsa de mestrado ou doutorado não é o suficiente, mas nosso país tem demandas BEM MAIS URGENTES do que essa... em que mundo vocês vivem? só falam de unicamp, unicamp, unicamp... saiam, deem uma volta por aí, e descobrirão, embasbacados, que o mundo é bem mais feio que a unicamp. Poxa, não estão conseguindo pagar a balada, a bebedeira? Não tá sobrando dinheiro praquela viagem pro exterior que vc tanto sonhou? Vai ter que cortar a pizza esse mês? Pensa no cara que não tem pra comer e sustenta uma família com salário mínimo, daí vcs descobrem o que é problema de verdade.

    ResponderExcluir